Centenas de crianças participam em jornada Ambiental

2010-07-01

Centenas de crianças participam em jornada Ambiental

Alunos do Centro Escolar de Vila Verde visitam centro de abate de veículos em fim de vida


Cerca de 200 alunos do 10 ciclo participaram no "Dia da Empresa Zenit Automóveis" e viveram uma jornada animada e muito rica em termos de conteúdo. Sob o signo "O Ambiente é de Todos", as crianças ficaram a conhecer melhor o processo de abate de Veículos em Fim de Vida (VFV) implementado na empresa e as suas preocupações ambientais.

Em paralelo, os alunos assistiram a uma demonstração de desencarceramento em sinistro automóvel, realizada pela corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.
Na ação estiveram presentes várias individualidades, bem como uma equipa de reportagem da RTP.

Para o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, estas iniciativas «fazem com que as crianças percebem melhor a necessidade de preservar o ambiente e reconheçam que há unidades empresariais que se dedicam também a cuidar do ambiente».
O edil Vilaverdense considera que estas iniciativas beneficiam o processo de aprendizagem e refere que «as atividades desenvolvidas, conjuntamente com as empresas, contribuem para a formação cívica e pessoal das crianças».
António Vilela acrescenta ainda que «a proximidade das crianças com os bombeiros, com as forças de segurança, também é fundamental» e diz que, deste modo, as crianças «ficam com a noção do que são as instituições, do que valem e quais as suas preocupações». O presidente da Câmara de Vila Verde considera que «há também um reforço da segurança dos cidadãos, quer em termo de acidente, quer em termos de segurança pessoal» e conclui dizendo que esta é «uma iniciativa, claramente, bem-vinda».

Por sua vez, Sandra Oliveira, professora do Centro Escolar de Vila Verde, lembra que durante o último período foi abordado o tema do ambiente e considera que «esta é idade ideal para aprender a preservar o ambiente, a diminuir a poluição e a apostar na reciclagem».

No decorrer da ação foram explicados quais os procedimentos utilizados na reciclagem, bem como, as razões pelas quais um carro em fim de vida deve ser entregue a uma empresa autorizada de abate.

Segundo o empresário Tiago Almeida, a iniciativa procurou «sensibilizar os miúdos para a reciclagem dos automóveis e para a prevenção rodoviária». «Os presentes viram os resíduos perigosos que um carro tem e o tratamento que os mesmos levam» referiu o empresário que acrescentou que «na área da prevenção rodoviária, os bombeiros explicaram o funcionamento das ambulâncias, fizeram a simulação de um acidente e a consequente demonstração de desencarceramento».

Mas, a ação era especialmente orientada para os mais jovens e este não se fizeram rogados, participando ativamente em todas as atividades propostas. Rodrigo tem 6 anos e ficou cativado pelos 'soldados da paz'. «Estou a gostar muito, principalmente do trabalho dos bombeiros. Na simulação de um acidente muito grave, eles puseram uma coisa no pescoço do menino para ele não se mexer».

Manuel Alfredo Oliveira
ovilaverdense@gmail.com
[Artigo publicado no jornal Vilaverdense em 2010-07-01]