Crianças alertadas para riscos ambientais ...

2010-07-24

Crianças alertadas para riscos ambientais ...

Ação de sensibilização ambiental juntou mais de 160 crianças do Centro Escolar de Vila Verde


Crianças alertadas para riscos ambientais do abandono de automóveis


Mais de 160 crianças do Centro Escolar de Vila Verde participaram, na passada sexta-feira, numa iniciativa de sensibilização para os problemas ambientais colocados pelo abandono de automóveis, promovida pela empresa Vilaverdense 'Zenit Automóveis', sediada em Esqueiros.

Nesta ação, que visava dar a conhecer o processo de abate de desmantelamento das viaturas, foi ainda realizado um simulacro de desencarceramento de um ocupante de uma viatura acidentada, que contou com a colaboração da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, que se deslocaram até ao local com duas ambulâncias (uma pré-hospitalar e uma de emergência), um veículo ligeiro de apoio a desencarceramento e diverso material, necessário às operações de remoção de um acidentado do interior de um veículo.

De acordo com a professora Paula Santos, esta iniciativa insere-se na Área Projeto da Escola, que versa o ambiente e a reciclagem, e serve para que "as crianças possam perceber, desde pequenas, que até as simples peças de um veículo podem ser recicladas e reutilizadas".

Também a docente Sandra Oliveira garantia que "a aprendizagem deste tipo de questões é fundamental nestas idades, uma vez que é de pequeninos que se cultivam os hábitos mais saudáveis".

No evento promovido por aquela unidade de desmantelamento e abate automóvel, participaram mais de 160 crianças, numa manhã agitada e que cativou a atenção dos alunos.
De acordo com o responsável da Zenit, Tiago Almeida, esta ação procurava precisamente "sensibilizar os mais novos para a necessidade de atividades regulares como a reciclagem automóvel, bem como alertar para os cuidados a ter no que toca à prevenção rodoviária".
"Da nossa parte, explicámos todas as etapas do processo de abate de um veículo e sua reciclagem, enquanto os Bombeiros descreveram todo o processo de desencarceramento de vítimas de acidentes automóveis", explicou o gerente da empresa.

Por seu turno, Luís Morais, dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, garantia que a simulação decorreu muito bem, tendo em conta que "não é fácil estar uma criança dentro do carro, a fazer-se de vítima, e ouvir todo aquele barulho das máquinas a trabalhar". No entanto, garante Luís Morais, "as crianças portam-se sempre bem, são espetaculares".
"Vestir uma farda e ser respeitado é cada vez mais importante e as crianças fazem-nos sentir isso", frisou.
Rodrigo, de apenas seis anos, garantiu que se estava a divertir  e até se atreveu a descrever o processo de remoção dos 'feridos' do interior dos veículos. "Estou a gostar muito. Os bombeiros estavam a retirar o menino de dentro do carro e usaram uma coisa para segurar o pescoço. Trabalham rápido e bem", considerou.

Por seu turno, o presidente da autarquia Vilaverdense, António Vilela, que se deslocou até ao local para assistir à campanha promovida pela 'Zenit Automóveis', salientou a importância das atividades extraescolares, para uma maior assimilação dos conhecimentos por parte das crianças.

"Todos sabemos que quando passamos da teoria à prática, isso beneficia a aprendizagem. No fundo, num mundo cada vez mais todas as atividades que forem desenvolvidas juntos das empresas são benéficas para as crianças", sustentou, defendendo que estas "ficam a saber da existência deste tipo de empresas amigas do ambiente".


[Artigo publicado no jornal Terras do Homem em 2010-07-24]